Diversos exercicios de EFT
EFT PARA MOTIVAÇÃO
Motivação é um assunto sério e muito vasto. Tratar problemas motivacionais pode levar tempo. Isso porque muitas vezes a desmotivação possui raízes emocionais profundas e se for esse o caso, então o trabalho a ser feito de limpeza e transformação interior é extenso e pode mexer com grandes quantidades de energia. A reestruturação energética necessária para que a motivação volte a fazer parte da vida da pessoa pede paciência e cuidado, mas podemos começar de algum lugar – vou aqui dar um exemplo de EFT para motivação em relação a sonhos, mas poderia ser motivação em relação à vida, trabalho, emagrecimento, superação de obstáculos… O mais importante é que você perceba o que o/a impede de sentir motivação:
Pense em algo que você gostaria muito que acontecesse na sua vida: Algo que você gostaria de fazer, de ser, de conseguir, de mudar, de construir, algum sonho.Pense em algo que você gostaria mas que por algum motivo acha que esse sonho é algo fora da sua realidade. Pense nos bloqueios, em tudo o que você acredita que te impeça de realizar o que você quer e faça uma lista para depois iniciar o tapping, como no exemplo a seguir:
Digamos que o seu sonho por exemplo seja abrir uma empresa ou um negócio, agora pense e liste os bloqueios que surgem na sua mente;
Ponto Golpe de karatê - Apesar de sentir vontade e de ter o sonho de abrir uma empresa não sinto a menor motivação para fazer algo para que ele aconteça mas eu aceito isso, eu aceito minha desmotivação( 3 vezes).
Ponto Topo da Cabeça - Nas minhas crenças atuais abrir uma empresa minha é algo fora da realidade, abrir uma empresa é muito difícil e trabalhoso
Ponto Início da Sobrancelha - O investimento inicial é muito alto e impossível de conseguir
Ponto do Lado do Olho - Se o negócio não for pra frente vou perder todo dinheiro
Ponto Embaixo do Olho - Não tenho segurança, não me sinto o suficientemente preparado
Ponto Embaixo da Boca - Se não der certo tenho medo de ficar traumatizado e deprimido
Ponto Osso Clavícula - É preciso ser muito maduro e experiente para abrir um negócio próprio
Ponto Embaixo da Axila – Não me sinto preparado e nem motivado para correr esse risco
Aceitar a si mesmo, como você é e como o seu corpo é.
A esse respeito, é bem provável termos certa relutância. Quanta resistência não temos para nos aceitar como somos! Pode ser que estejamos frustrados pela situação atual, pode ser que estejamos irritados por algum acontecimento, pode ser que não gostemos de nosso corpo, que precisa emagrecer, que precisa ficar mais forte, etc. e etc.
Por favor, não confundam aceitar a si mesmo com a indolência de não fazer nada para consertar a situação. Você pode e até deve ir à academia para perder quilos e ganhar mais músculos. Esse não é o problema. A questão principal é o quanto de frustração e negatividade existe em você por não se aceitar como você é, no momento de agora.
Portanto, aqui vai a primeira lição para se ter total saúde e paz: aceitar-se e amar-se, mesmo com seus defeitos. No momento que existe uma aceitação positiva de seu estado atual, então será muito mais fácil consertar os defeitos e os quilos extras.Repita essa frase em voz alta e veja se você a digere:Eu me amo e me aceito como eu sou, juntamente com meu corpo.Está tranqüilo(a)? É bem possível que ainda não. Pode ser que ainda existam rancores por causa de alguém, frustrações por ter feito ou não ter feito tal coisa, desgosto com o corpo, ansiedade com dinheiro, etc.
Esse é o primeiro exercício: aceite você da maneira como você é! Se há alguma resistência em se aceitar e se amar, então partimos para a aplicação da EFT.
A EFT parte do princípio de resolver um problema primeiramente reconhecendo-o e também aceitando a si próprio(a) apesar desse problema.
Mas e se não nos aceitamos como somos? Como poderemos resolver o problema então? A primeira coisa a fazer, então, é resolver o problema de se aceitar.
No ponto do caratê iremos dar batidas intermitentes e repetir três vezes a seguinte frase:
Mesmo que eu tenha problema em me aceitar como eu sou, ainda assim me abro à possibilidade de me conhecer, me respeitar e me amar assim mesmo.
Depois, iremos fazer a seqüência das batidas básicas:
Sobrancelha: tenho dificuldade em me aceitar.
Lado do olho: pudera, eu faço tudo errado.
Embaixo do olho: meu corpo é feio.
Embaixo do nariz: como eu posso me aceitar e me amar?
Queixo: é difícil eu me aceitar como sou.
Clavícula: mas estou aberto(a) a me conhecer e me respeitar.
Embaixo do braço: e quem sabe me amar dessa maneira.
Topo da cabeça: é possível que eu me aceite como eu sou.
Repita essa rodada quantas vezes você achar necessário para que não tenha mais rejeição em se amar e se aceitar. Lógico, você pode trocar as palavras acima com aquelas que você mais se identifica, que mais traduzam a sua realidade.
E agora repita a mesma frase: Eu me amo e me aceito como sou, juntamente com o meu corpo.
Como soou agora para você? Sentiu ainda resistência? Se positivo, volte a fazer o exercício acima, quantas vezes for necessário. Não se preocupe, não se afobe, não tenha pressa e seja persistente. Pode ter certeza que você vai se agradecer depois por isso.
Se não sentiu resistência alguma, ótimo. Está pronto(a) para o próximo passo.
A limpeza de velhos traumas.
Talvez esses traumas já tenham aparecido no exercício acima, quando você tentou se aceitar como é. De qualquer maneira, tente decifrar tudo aquilo que o(a) incomoda. Não importa se é um problema grande ou pequeno, ou se é de um passado antigo ou recente. O importante é encará-los.
Escreva uma lista de todos esses traumas e parta para a limpeza. Como? Com o mesmo e bom programa da EFT. Aqui também vale o mesmo recado de paciência e persistência. Às vezes pode acontecer de alguém trabalhar o primeiro trauma com a EFT e ter um insight e resolver todos os outros problemas na mesma hora. São os milagres de um minuto. Isso acontece, mas não estamos aqui para vender milagres.
Quantos traumas e problemas você enumerou? 50, 60, cem? Ótimo. Seja persistente e trabalhe um a um. Não se preocupe, mesmo que você tenha listado cem traumas, você verá que ao se trabalhar um a um, quando chegar ao quinto ou sexto os demais irão perder a força, e você já vai se ver livre de todos eles.
Mas, por favor, não misture e coloque todos os traumas juntos, para tentar ir mais rápido. Faça um a um. Quando sentir que o primeiro já não tem mais força, então parta para o segundo, e assim em diante.
Vamos à prática:
Ponto do caratê:
Mesmo que eu esteja guardando esse _____(descreva aqui o seu trauma/problema) já há tanto tempo, eu me amo e me aceito profunda e completamente.
Repita essa frase três vezes enquanto bate no ponto do caratê. Depois, parta para a rodada normal:
Sobrancelha: esse ______________.
Lado do olho: eu o guardo dentro de mim há tanto tempo.
Embaixo do olho: eu tenho me remoído por causa disso.
Embaixo do nariz: e se eu me livrasse desse trauma agora?
Queixo: não, não é possível. Há tanto tempo eu vivo com ele.
Clavícula: lógico que é possível.
Embaixo do braço: não, não é. Eu me identifico com ele.
Topo da cabeça: é possível sim, e eu escolho ficar em paz em relação a ele agora.
Nota: repita quantas vezes você achar necessário para abaixar o peso que esse trauma/problema possa exercer em você. Esteja livre para mudar as palavras conforme o necessário. Seja persistente e tente trabalhar pelo menos um trauma por dia. Em uma semana, no máximo você estará limpo e leve.
EFT para ter êxito
EFT com a chama violeta
(carrregar na imagem)